31.7.08

Bola no pé e de cabeça erguida...

Primeiramente, mil desculpas pelo sumiço. Período conturbado e um tanto quanto corrido no dia-a-dia. Mas... depois de duas rodadas, volto a escrever. Não quis escrever logo após a partida de domingo, contra a Portuguesa, pois não queria me preciptar em comentários. E hoje, não foi apenas mais um jogo. Mas apesar do resultado não ter sido agradável e muito menos o desejado, gostei da atuação da equipe (com ressalvas). Por que? Bem, explico minhas razões.

Comentarei apenas a partida de hoje, entre São Paulo e Figueirense em campo adversário. Um futebol veloz e dinâmico, com jogadas pelas pontas e muita alternância da esquerda pra direita e da direita pra esquerda. Bola jogada no chão, sem muitos chutões ou chuveirinhos, ou seja, do jeito que nós desejamos. É bem verdade que tomamos um gol muito cedo, logo aos 7 minutos do primeiro tempo, em contra-ataque rápido da equipe da casa, em raro momento de desatenção da defesa durante toda a partida. Este gol que, por sinal, foi determinante no placar indigesto.

Devo ressaltar, novamente, a atuação do camisa 25 do São Paulo FC: Dagoberto. Parece que, de vez por todas, conquistou seu espaço e respeito em campo. Reencontrou seu futebol que o consagrou e está com uma postura ofensiva diferenciada. Não é mais aquele jogador que eu sempre tanto critiquei que apenas corre pelas pontas, abre na linha de fundo, sem objetividade alguma, não arrisca chutes, e, assim, perde jogadas incríveis, oportunidades claras de gol. De algumas partidas pra cá (arrisco 6 partidas talvez), vem mostrando agressividade tal que muito me agrada. Pega a bola no meio ou já na frente da área adversária, parte para um drible curto e dispara na corrida, buscando sempre o gol ou um companheiro melhor colocado pro arremate. Não se esquiva de divididas e não se esconde do jogo. Chama marcação, chama jogo, chama bola e chama a atenção em campo, com sua velocidade e chutes venenosos. Quando não basta isso, marca bem a saída de bola e volta muito pra ajudar a recompor o meio campo tricolor. Além do mais, vem executando ótimos cruzamentos, além de tabelas e triangulações no setor de ataque são-paulino. Ah!, e ainda uma bela bola colocada na furquilha (leia-se, quina entre trave e travessão). Pena não ter entrado: seria uma pintura!

Outra figura que merece grande atenção é André Dias. Quem me conhece sabe que sempre apreciei o futebol do beque, porém este ano, sem dúvida, apesar de um começo irregular, vem sendo um ótimo ano. Prova disto são as últimas rodadas. Apesar de não termos vencido todos os jogos (conquistamos 13 dos 18 pontos disputados) e de não termos vencido todas as partidas sem levar gols, André vem se mostrando muito seguro. Melhorou na velocidade e posicionamento, mal tem cometido faltas bobas (apenas necessárias ou "inventadas" pela arbitragem), utiliza-se de bom domínio de bola para sair com a bola nos pés quando possível, e não hesitar quando precisa usar o famoso "chutão". Hoje e domingo, ao lado de Aislan, mostrou que, apesar de Miranda e Alex Silva fazerem falta ao elenco, o futebol da defesa não cai tanto de nível. Com a provável saída de Alex e a possível saída de Miranda, ambos para o futebol europeu, ao lado de nomes como Aislan, Rodrigo e Anderson, André me traz segurança e tranqüilidade com relação ao futuro da defesa tricolor. Um novo xerife, ou quase...

Outros destaques positivos pra noite de hoje, a meu ver, são Hugo e Éder Luís. O primeiro, por razões óbvias. Apesar de não ter feito grande partida, criou boas opções de ataque, chances de gol, executou com maestria uma bela bicicleta (tinha de ter sido gol!!) e fechou sua atuação com um gol no melhor estilo europeu: uma bomba com efeito, lançada de lá do meio da rua no ângulo direito do goleiro do Figueirense - indefensável! Gol este que, por sinal, cravou o empate do São Paulo. Já Éder Luís não teve tanto tempo para mostrar serviço, porém deu mobilidade ao setor de meio campo e de ataque, proporcionando maiores opções de jogadas pela frente e mesmo dentro da área adversária.

Richarlyson, Zé Luís, Rogério e Joilson não comprometeram e, apesar de um deslize aqui e acolá (principalmente de Zé Luís), fizeram uma boa partida. Já Jorge Wagner que, rodadas atrás eu havia criticado muito e depois voltei um pouco atrás, não apresentou metade de seu futebol. Novamente, penso em campo, não domina uma bola com o pé direito e, com excessão a um único lance (um cruzamento, que não deu em nada), mal utiliza o pé direito para um mísero passe. É canhoto, mas Hugo e Richarlyson também são e sabem utilizar, ao menos pra fazer um "arroz com feijão", o pé direito. Me incomodo bastante com isso e não é por pouco, afinal, se o meia/ala utilizasse seu pé direito mais vezes, ao menos pra jogadas simples, nosso jogo não voltaria tantas vezes do ataque pra defesa (pois não toca com a direita, então recua a bola com o "pé bom"). Além de perder boas chances de arrematar pro gol com a direita.

Do outro lado da moeda (literalmente), na lateral direita, Éder não vem me agradando. Jogador pesado e lento, não apóia bem o ataque e não vem executando bem a cobertura e marcação no setor defensivo. Infelizmente, se assim continuar, logo logo conquista cadeira cativa, no banco.

Mas a "medalha" pra pior atuação hoje, sem dúvida alguma, vai para Aloísio. Este sujeito, que eu particularmente gosto bastante, não vem jogando bola há um bom tempo. Sem considerarmos a única boa jogada do "homem de referência" do atual ataque tricolor na partida (quando ajeitou, dentro da área, com o peito, uma bola para Dagoberto bater em cima do goleiro), não fez nada na partida, além de errar (e feio). Em um de seus erros, após a bela bicicleta de Hugo, pegou o rebote, chutou a bola com o tornozelo (perdeu o tempo da bola) e achou que entraria assim mesmo, até a bola ser salva por um zagueiro catarinense. No outro momento, teve incrível chance para bater a gol e preferiu, após ajeitar a bola pro pé direito, dar um corte no zagueiro que vinha roubar a bola. Resultado: perdeu a bola e a grande chance de gol. Não é de hoje, mas agora com a chegada de André Lima (com sede de gols nos treinos) e a volta de Borges (espero que breve), vai perder de vez a vaga no time titular. Não tenho dúvidas.

De qualquer maneira, com os reforços que vieram e logo devem estrear, talvez já contra o Vasco, e os jogadores que se recuperam de contusões (Miranda e Borges), confio na caminhada do Tricolor rumo ao Hexa e à vaga na Libertadores-09. Se o futebol apresentado pela maior parte da equipe se repetir e nossos homens de frente tiverem (ou mantiverem) os pés calibrados, a tendência é continuarmos em ascenção. Hoje, perdemos a chance de figurar no pelotão de frente do nacional, mas o empate nos possibilitou continuarmos colados nos líderes. A hora é de continuarmos torcendo e mantermos as expectativas, pois agora em agosto muita coisa muda com a janela européia se encerrando e jogadores dando adeus às suas equipes. Se vier o tão cobiçado "meia-de-armação" que tanto esperamos este ano (e ano passado), acredito que temos tudo pra atropelarmos no segundo turno.

Vamos São Paulo! Eu te amo, Tricolor!

Obrigado a todos.

4 comentários:

Unknown disse...

aloísio tá pura decepção. na boa. cada vejo nele mais um peso-morto do que um atacante. e olha que eu gosto muito dele, torço de verdade para que ele se recupere.

e ainda vi hoje um time burocrático mesmo jogando mais no chão.

de resto, você analisou bem, muito legal.

Anônimo disse...

aaaahhhhhhhhhhhhh mel delssss mel delsss Jzuzzzzzz

dexa esse gorges e andré lima darem dor de cabeça ao muricy onde ele vai colocar dagoberto?
mel delssss... perdemos gols demais hojeeee mas por um lado esse empate foi bom .. fora de casa não perder ja é bom demaiss....
Hoje o dagol matou a pau hoj eo aluisio matou a pau.. mas faltou o gol deles.... e deixaram para que o BUGO ( HUGO ) resolvesse aparada...

Valew Jezuzzzz ´por sempre escrever ótimos textos!!

A L V I C O disse...

apesar de citar um bom jogo da equipe, hj, contra o figueira, vejo um time bem articulado em cima das próprias limitações... e limitações leia-se falta de um meia ofencivo.

existe um buraco entre nossa zaga e nosso ataque, sanado por lançamentos e inversões de jogadas...

e isso todos nós já sabemos de cor; inclusive os adversários!

Sam disse...

Que tal amigo sao paulino!!!

Buen resumen y analisis del partido del miercoles. Yo tuve que dividirme en dos ese dia, ya que se me juntaron mis dos amores. Por un lado, jugaba San Lorenzo (vs Independiente) por un torno de invierno (el cual ganamos 2 a 0, jugando muy muy bien.. Cosa que me llena de espectactivas para el prox miercoles, que arranca la copa sudamericana). Y por otro lado Sao paulo, el cual fui viviendo a traves de la computadora. Asi que estana nerviosa x 2! jaja

Muy contenta porque Hugo esta mejorando poco a poco, y ensima clavo un GOLASO!!!.

Un saludo para usted amigo sao paulino..

VAMOS SAO PAULO
VAMOS SAN LORENZO