19.7.08

Futuro: a Curto e Longo Prazo

Saudações, amigos e irmãos tricolores! Estou aqui, mais uma vez, para falar um pouquinho sobre o nosso amado e glorioso Tricolor Paulista. Em um momento favorável, é bem verdade, no qual as expectativas sobre um bom futuro só tendem a aumentar.

É chegada a hora de mostrar como se configura um vencedor. Domingo, contra o Botafogo de Futebol e Regatas, nosso amado Tricolor terá a missão de se portar como um verdadeiro time que almeja ser campeão. Honrar as últimas cinco conquistas do clube (especialmente), provar por “A mais B” o porquê de ser o atual bicampeão brasileiro, único pentacampeão nacional.

É num momento deste em que podemos ver quem é quem e quem está para o quê (assim como no ano passado). A campanha no atual nacional ainda deixa a desejar em termos de pontuação, afinal de contas, foram 5 empates e 5 vitórias, além de 2 derrotas. Sejamos justos então: não é uma má campanha, afinal, perder apenas dois jogos não é qualquer um. Perdemos menos que o 4º colocado Palmeiras (3 derrotas) e o 5º Vitória (4 derrotas). Porém, não podemos nos iludir, pois o número de empates é altíssimo e, pior, foram contra adversários de nível consideravelmente fracos: Ipatinga, Coritiba e Atlético Paranaense; excluindo desta lista o empate com o Cruzeiro (segundo colocado) e o Santos (que, apesar da péssima fase, é rival tradicionalíssimo). Mas como queremos ser justos (certo?) não podemos ocultar contra quem foram as vitórias: Flamengo (líder), Palmeiras, Vitória, Sport e Atlético Mineiro.

Fato é que, as derrotas para Grêmio e Náutico foram sentidas, mas não creio que serão determinantes no restante do torneio, afinal, o líder Flamengo também perdeu 2 partidas. Os empates mostraram certa fraqueza ou falta de foco em determinados momentos: no início da competição, era o foco na Libertadores; os mais recentes, o baque pós-eliminação e a falta de atenção. Porém, as vitórias do Tricolor no campeonato mostraram que em momentos decisivos deste tipo de competição, o São Paulo tem na equipe e técnico fortes aliados em prol de um mesmo objetivo. O SPFC sabe disputar torneios como este e, agora, parece que encontrou diferentes padrões táticos de jogo que são muito interessantes e confundem os adversários. Com bola, um comportamento, sem bola outro. Porém, tanto na vitória ou no empate como na derrota, o objetivo é ambicioso, gols e mais gols sem deixar-se desprotegido na retaguarda.

Então, domingo agora, não pode haver vacilo. O jogo será em casa, no Morumbi que, apesar de raramente lotar (infelizmente existem fatores que afastam o torcedor tricolor do estádio, além de sua tradicional forma de apoiar o time apenas nos bons momentos), é o terreno que nossos jogadores melhor conhecem. Além do que, é o palco que já serviu a grandes conquistas e algumas das vitórias mais importantes do São Paulo FC. Sem contar que, convenhamos, será uma beleza vencer a atual equipe de Carlos Alberto, encrenqueiro e mal agradecido. Ambas as equipes vem de duas vitórias importantes: para o SPFC, pois significa a ascensão ao G4 e a recuperação da confiança; por outro lado, para o Botafogo, pois o time carioca ocupava posição desconfortável na zona de rebaixamento e, com a troca de técnico (saiu Cuca, entrou Ney Franco), o time ganhou novo espírito e força pro restante do torneio.

Outro ponto que torna este jogo de suma importância concerne em nossos desfalques para a partida: Richarlyson e Joilson. O primeiro por sua evolução nas últimas partidas e sua importância para a equipe, dando bastante tranqüilidade ao setor defensivo pela esquerda. O segundo, por sua ascensão durante o campeonato brasileiro, responsável por dar maior qualidade à posse de bola da equipe pelo lado direito, além de contribuir com Hernanes por aquele setor se tornar mais efetivo também no aspecto defensivo. Assim sendo, a dificuldade do jogo o torna mais importante, além de todo o contexto em que está envolto.

Minhas expectativas com relação ao futuro da equipe são das mais positivas. Como ressaltei no meu último post, jogadores que não vinham atuando bem há algum tempo ou, a meu ver, ainda não tinham mostrado serviço com a camisa tricolor despertaram junto do resto da equipe. Em momento oportuno se deu tal despertar e que representa, não somente individualmente, mas um crescimento de toda a equipe para novas formas de se apresentar em campo tática e tecnicamente.

Apesar de a diretoria não ter, ainda, contratado jogador nenhum para suprir a maior carência do elenco (desde a saída de Danilo para o futebol japonês), alguns novos reforços chegaram e, com certeza, serão de extrema importância para o prosseguimento da temporada e também pra seguinte, principalmente após o período da janela européia e as Olimpíadas de Pequim. Rodrigo e Anderson vieram pra recompor a defesa que deve sofrer ao menos uma perda: provavelmente, Alex Silva. Dois zagueiros de grande qualidade e com um currículo rico dentro do futebol nacional, um pelo São Paulo FC e o outro pelo SC Corinthians Paulista.

O outro reforço é do atacante André Lima, vindo do Hertha Berlim da Alemanha. Foi destaque pelo Botafogo no campeonato carioca do ano passado e no começo do brasileiro despontou na artilharia da equipe, tendo sido um dos artilheiros da equipe durante a competição, mesmo tendo se transferido no meio do ano para o time alemão. Ou seja, mesmo tendo tido grandes apresentações por parte de nossos atuais atacantes (quando não é Borges, Éder Luís e Dagoberto agora voltaram a encontrar o caminho das redes), temos a certeza de que opções não faltarão para Muricy Ramalho, que ainda conta com Aloísio e com o novato Pablo.

Não sabemos se virá algum reforço para a esperada camisa 10, deixava vazia por Adriano que, por ser atacante, não era jogador para tal camisa, no “sentido tradicional” da coisa. Aguardamos a conclusão de algum dos boatos e torcemos com força para que venha tal jogador, assim como será preciso, provavelmente, caso se concretize a saída de Hernanes para o futebol europeu, a contratação de mais um (sim, mais um!) volante. Isto é, se não for possível ao nosso técnico aproveitar alguma “prata-da-casa”.













É isso aí, nação Tricolor! O futuro promete, o Hexa volta a se tornar visível e as esperanças se renovam. Acreditem também, pois Jezus tem fé, sempre, no Time da Fé.

Um forte abraço a todos e um ótimo fim de semana!

Vamos São Paulo, Vamos São Paulo, Vamos Ser Campeão! (com licença-poética)

Nenhum comentário: