24.6.08

Sobre Bichos e Camisas

Saudações, Tricolores. Estou aqui, hoje, pra falar de dois assuntos distintos, mas que me fizeram pensar sobre diversas questões nos últimos dias: premiações e tradições opostas.

Hoje mesmo, terça-feira 24 de junho, fiquei um tanto incerto sobre qual a minha reação perante uma notícia que li e, por sinal, publiquei no mais democrático site sobre o Tricolor Paulista, o "GDM Tricolor – O São Paulo com bom humor". Em notícia divulgada no site "Gazeta Esportiva", Muricy Ramalho afirma que os jogadores do Mais Querido receberam certo “incentivo” da diretoria (mais especificamente, de Juvenal Juvêncio). Algo como uma contribuição extra para os jogadores, após vencerem os jogos contra Atlético Mineiro (5x1), Flamengo (2x4) e Sport Recife (1x0), como reconhecimento pelo futebol apresentado e as vitórias conquistadas.

A princípio, poderia pensar que isto não traz um problema em si, afinal, é como uma bonificação que qualquer funcionário receberia ao desempenhar bem uma função em seu trabalho. Porém, ninguém recebe bonificações no emprego pelo simples fato de atingir uma meta pré-estabelecida, por exemplo, um vendedor só recebe comissão a partir do momento que extrapola o mínimo de vendas e passa a vender uma quantia muito acima do que equivaleria seu salário. Por que um jogador há de receber mais, algum prêmio, por ter vencido um, dois ou três jogos?

É lamentável, pra não dizer vergonhoso de uma só vez. O papel de uma equipe é buscar a vitória e este é o objetivo único, não importa contra quem e como. Vencer um campeonato é diferente, afinal, muitas outras coisas podem interferir no desempenho do time durante o torneio e justificaria um “bicho”, mas uma mera partida é possível, sim, vencer sem grandes problemas ou dificuldades. Nada além do planejado. Nada de excepcional. Mesmo que os “prêmios” tenham sido entregues apenas após as vitórias, e sem nenhum tipo de promessa. Fato é que é preocupante, afinal, daqui a pouco não haverá mais motivação pra se vencer um jogo sequer, afinal quem garante que haverá um bicho? No momento em que as coisas se normalizarem, não me espantará caso vejamos jogadores fazendo corpo mole, acomodados e sem vontade, assim como vimos neste primeiro semestre alguns jogadores assim em grande parte dos jogos. Como uma criança, quanto mais mimos inoportunos, mais exigente e acomodada esta se tornará.

Em compensação, há outra coisa que devo fazer comentários. Nos últimos dias, nosso treinador declarou em imprensa que os jogadores Joilson e Juninho, ambos vindos do Botafogo, sentiram o peso da camisa tricolor. Certo ou errado, falou uma verdade, a meu ver. O lado ruim da história é que não sabemos como reagiram ou como poderiam ter reagido os atletas referidos, porém ficamos apenas no campo da especulação até que um dos dois se pronuncie, caso se pronunciem. Mas parece que, como sempre, a mídia especializada aproveitou a brecha dada por Muricy pra polemizar a história das equipes no concernente a “peso de camisa”. Tanto foi assim que logo, o “baladeiro” e colecionador de problemas, Carlos Alberto – hoje defendendo o rubro-negro carioca – partiu em defesa de seu atual clube (“marketeiro” sou eu!).

Fazendo uma análise fria, podemos dizer que ambas as equipes se equiparam em tradição. Afinal de contas, são as duas equipes que mais cederam jogadores à seleção canarinho em toda a história e são duas equipes vencedoras, repletas de troféus em suas estantes. Mas se formos mais frios e calculistas ainda e pesquisarmos a fundo a representatividade que São Paulo e Botafogo possuem, comparando-as e confrontando-as, não precisa de muito para perceber que nosso saudoso Tricolor está a kilometros de distância do rival carioca.

Para tanto, começamos pensando em títulos de expressão: nos estaduais, Campeonato Paulista e Carioca, vitória são-paulina em 21 a 18; nos nacionais, nova vitória paulista, sendo 5 Brasileiros para o SPFC contra apenas 1 dos cariocas; continentais, basta lembrarmos que o SPFC possui 3 Libertadores e o Botafogo raramente disputa tal torneio, nunca tendo o vencido; o que faz com que o Botafogo nunca tenha disputado o Mundial Interclubes, antes Toyota e hoje pela FIFA, tal qual o São Paulo FC já venceu 3 vezes. Talvez muitos tentariam nos convencer, apontando torneios “Rio-São Paulo”, Copas do Brasil e a extinta Taça Brasil (que não é equivalente ao campeonato Brasileiro, a começar pela forma que as equipes adentravam ao torneio), mas a expressão de tais torneios, hoje em dia ao menos, não impõe respeito nem em times de segunda-divisão, que, aliás, o Botafogo já freqüentou no campeonato nacional.

Podemos pensar em termos de posses (propriedades), além dos craques do passado, que nos renderia uma enorme lista de ambas as equipes, a começar pelo ex-botafoguense Mané Garrincha e pelo ex-são paulino Leônidas da Silva. Sem alongar-me neste quesito, é óbvia, nítida e absurda a diferença entre as equipes: uma possui o que foi o maior estádio particular do mundo (hoje, receio que não seja mais), “Cícero Pompeu de Toledo” (vulgo, Morumbi), enquanto a outra é responsável por cuidar em acordo de parceria com o governo carioca do atual e moderno “Estádio Olímpico João Havelange” (o Engenhão), pois antes precisava alugar o também estadual Maracanã com Flamengo e Fluminense. Isto tudo sem falar dos CTs da Barra Funda e o de Cotia para as categorias de base do Tricolor.

Outro ponto é a torcida, não em como esta apóia ou deixa de apoiar a equipe, mesmo porque devido a diversos fatores econômicos, geográficos e até culturais, isso é muito dissonante entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Mas pensarmos em números nos ajuda a ter uma noção da imensidão de torcedores das duas equipes. A torcida tricolor é a maior torcida do Brasil, seguida de Palmeiras e Vasco (e não é de hoje), enquanto a botafoguense fica com o 11º lugar de acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha em novembro de 2007. A diferença não é pouca e isto é fator que muda e muito a relação entre jogador e clube, afinal de contas, é praticamente impossível não passar pela cabeça do jogador que ele está representando um clube com grande estrutura, histórico vencedor repleto de conquistas nacionais e internacionais, além de uma grande massa de torcedores. Importante observar que a conquista de tantos títulos, patrimônios e torcedores de ambos os clubes tem o fator tempo como um relevante dado a ser analisado: o clube carioca surgiu em 1894, enquanto o paulista apenas em 1935. Daí pra tirar uma média de glórias e conquistas em certo espaço de tempo, torna mais fácil ainda compreender determinadas diferenças. Tudo isto pesa sobre os ombros do jogador e, portanto, a camisa Tricolor, em meu entendimento, pesa mais, muito mais, que a botafoguense. “Não tem choro nem vela”, jogar no São Paulo traz mais responsabilidades e expectativas. Além do mais, senão fosse assim, jogador algum trocaria o Botafogo pelo São Paulo, e sim o inverso.













Bem, em tempo é só!

Obrigado pela paciência na leitura e pela audiência!!

3 comentários:

Unknown disse...

esse lance do bixo é foda mesmo. aliás, é algo inaceitável. eu não ganho mais por dar 6 aulas no dia e conseguir lecionar o conteúdo. os caras ganham uma fortuna. e ainda assim, continuam querendo mais. porra. dá ódio.

Sam disse...

Hola!! Mi nombre es Samanta, soy de Argentina, Hincha de San Lorenzo de Almagro, y torcedora del Sao Paulo.

Estuve leyendo algunas cosas que escribiste por el mes de Mayo ("Ser Sao Paulino" y "Libertadores: Sentimento Unico"). Realmente me emocione mucho cuando describis el sentimiento de ser hincha del tricolor. Te entiendo ya que siento algo igual por mi querido Ciclon (asi le llamamos a San Lorenzo), y a pesar de las distancias, tambien tengo mucho cariño por el Sao paulo.
Lei tambien que tenes dos amigos Argentinos, que los llevaste a la cancha en un partido de la Libertadores. Que emocionante habra sido para ellos vivir esa fiesta! Yo vi videos por internet y fue increible ver eso, no me quiero imaginar lo que se habra sentido vivirlo en persona.

Bueno, nada mas eso, queria comentarte que me gusto mucho lo que escribis! Y proximamente, con un poco mas de tiempo, seguire leyendo mas cosas de tu blog.


Perdon por escribirte en castellano, es que mi portugues es muy basico y no podria expresar todo lo que pensaba en otro idioma que no sea el mio.


Saludos desde Argentina!

VAMOS SAN PABLO!
VAMOS SAN LORENZO!

Sam disse...

Hola!!! Buenas noches!!!

Te cuento que lei mas temprano y firma, pero recien llego del trabajo, asi que te respondo ahora. Si bien tengo algunos conocimientos basicos sobre portugues, entendi muy bien todo lo que me firmaste. Proximamente voy a empezar un curso para aprender a hablar portugues, asi que en un futuro ya te voy a poder firmar algo en tu idioma.

Respecto al sentimiento que tengo hacia Sao Paulo, comenzo hace ya unos años, cuando empece a ver los partidos en el canal brasilero que pasan en mi señal de cable, junto a mi hermano menor (tambien hincha tricolor). Nuestro fanatismo crecio cada vez mas, al punto de no perdernos ni un partido, vivirlos como si estuvieramos ahi, gritar los goles corriendo por toda la casa, y cargar a nuestro hermano mayor, el cual es simpatizante del Corinthians y hasta tiene una campera (GALINHAAAA!).
Hace un tiempo comence a hablar con un muchacho de Sao paulo, nos hicimos muy amigos, y el me informa acerca de todo lo que pasa en el club, y tambien acerca de la Torcida Independente. Ya me aprendi muchas canciones, las cuales canto todo el dia aca en mi casa.
Vuelvo locos a todos aca en Argentina, hablandoles todo el dia sobre Sao paulo, su equipo y su hinchada. Ya estoy haciendo varios torcedores argentinos del tricolor.
Aca Sao Paulo esta visto como uno de los mas grandes de Brasil. Se le tiene mucho respeto, y usualmente se ven varias camisetas por la calle.

Es mas, mientras te escribo, tengo puesta una camiseta de Sao Paulo, que me regalaron hace unos dias. Y a pesar de que me quede muy grande de tamaño, la llevo con mucha alegria y orguyo.

Proximamente voy a subir datos, informacion, y anecdotas sobre SAN LORENZO DE ALMAGRO en mi blog, asi te informas respecto al club que tanto amo.

Me despido!!
Muchas gracias por tu respuesta!!
Saludos desde Argentina..
Y seguimos en contacto.


VAMOS SAN PABLO
VAMOS SAN LORENZO