4.6.08

O Pior Cego É O Que Não Quer Ver

Bem vindos, Irmãos Tricolores! Aqui, vos escrevo novamente, apenas para refletir um pouco sobre nossos mais enfáticos embates e debates que tenho encontrado por aí.


Sejamos francos: até onde pode nossa paixão nos cegar? Por que o fanatismo nos faz esconder os fatos e distorcer as imagens e informações que chegam a nós?

Enquanto torcedores, nós estamos assumindo uma postura de críticos e analistas táticos de futebol, pretensamente como se entendêssemos muito de tudo isso além de colhermos opiniões diversas e filtrarmos aquelas que não nos parecem coerentes e, assim, admitirmos apenas em nosso discurso o que melhor atende a nossas emoções, carências, desejos e preferências. Porém, criamos certezas a partir de resultados e instantes que podem mudar toda uma história (principalmente em se tratando de futebol). Fazemos parte de uma cultura messiânica e delatora, simultaneamente, a qual busca um salvador, o idolatra como um deus e fecha seus olhos em quaisquer falhas cometidas e, em contrapartida, busca um culpado e um alvo específico para justificar as derrotas, deslizes e fatalidades que podem acontecer, especialmente nos esportes (afinal, sempre alguém há de perder para que outro vença).

Não vou citar nomes, desta vez, para apontar quem é ou deixa de ser nosso herói ou vilão, porém quero apenas registrar que nem existem heróis nem vilões no Tricolor, e que todos contribuem para o sucesso e para o fracasso, uns mais, outros menos. Porém fixarmos o pensamento em um alvo em específico é fechar a cabeça e olhar como cavalos, como se tivéssemos as vistas tampadas, em uma única direção. Não ajuda, desestimula a torcida pelo time e encurta o horizonte.

É necessário admitirmos as dificuldades e obstáculos que encontramos no caminho, que não ignoremos os feitos e defeitos de todos os que fazem parte do clube de futebol e que deixemos de lado nossas paixões e preferências na hora de analisar o momento negativo no qual se encontra o São Paulo FC.

Se não houve padrão tático, faltou qualidade ao elenco. Se não houve entrega, faltou sentimento aos indivíduos. Se não houve opções de contratação, faltou preparo e maior organização de bastidores (planejamento). Se não houve estádio cheio (muitas vezes), faltou compreensão e apoio. Se não houve vitória, talvez tenha sido por todas as razões anteriores e, é claro, porque não faltaram adversários à altura.

Um time Campeão se faz de uma somatória de fatores positivos que possam se sobrepor aos fatores negativos e opostos! Infelizmente, não tem sido assim este ano, mas colocar a responsabilidade por tais derrotas (e nas de anos anteriores também) em apenas um indivíduo é cegar-se a si mesmo e por opção. Fatos e elementos não faltam, basta abrir os olhos e enxergar a mais de um palmo do nariz.


PS1.: torço para que todos (sem exceções) encontrem o Caminho certo e reencontrem-se conosco erguendo mais uma das muitas taças que colecionamos!

PS2.: enquanto torcedor, a única coisa que merecemos ver, muito acima das vitórias, títulos e conquistas, é a dedicação e a garra. O resto não nos cabe cobrar.


"O pior cego é o que não quer ver. Tal como o pior surdo é o que não quer ouvir e o pior “mudo” é aquele que, mesmo sem deixar-se ouvir e ver, insiste em falar!!"
(Bruno Muniz - vulgo, Jezus)

















(imagem: Os Três Macacos Sábios)

5 comentários:

Anônimo disse...

jezuzzzzzzz sensacional...
a falta de se apenas torcedor ta prejudicando a equipe tambem..
a imprensa se alimenta do que vale a pena ser dita e se existem um bando de cornetas denegrindo a imagem do tricolor a imprensa vende a ideia mais forte . e isso chega como algo negativo la dentro tambem.. eu sempre fui e sempre serei um bom critico de futebol .. não vou me deixar levar a cair em exclusões e palpites de quem é o culpado
.. torcedor corneta hoje ta cego... e acha que com qualquer um que assumir o comndo no tricolor é melhor que o muriçoca... engraçado é santos e inter ir atras do horrivel muriçoca tecnico empregado..... né.. aff

bom achu que ja foi o suficiente mostra que técnico competente hoje é o muricy..

parabens jezuzzz é nóisss

Flávio Pires disse...

"torço para que todos (sem exceções) encontrem o Caminho certo e reencontrem-se conosco '

CRISTÃO hahaha

O problema é que todo time que passa pela mesma situação, a primeira cabeça a rolar é do técnico. Fato.
Não que eu concorde com isso, mas é sempre assim que acontece.

Na verdade, a questão não é o técnico em si, não é sua qualidade como profissional... E sim porque uma mudança de técnico é uma grande mudança e pode dar um novo ânimo para os jogadores.
Isso pode melhorar um pouco o time, mas não resolve totalmente.

Anônimo disse...

Parabens Jezus o pior cego é aquele que não quer ver, matou a pau amigo, tem muita coisa errada no time por culpa da diretoria, mas vamos pra cima, por que temos times pra ganahr o brasileiro.

Anônimo disse...

No futebol é assim mesmo...
Se você ganha alguns jogo, é o melhor! Mas se perde mais de dois já começam a criticar e duvidar da sua capacidade.

A L V I C O disse...

Já tá na hora dos tricolores abrirem os olhos e ver, uma em si mesmo, uma potência para o time...

Na vitória ou na derrota, sempre São Paulo!