2.6.09

A máquina de volta aos trilhos!

E parece que, enfim, o motor do Trio-de-Ferro Paulista engrenou! O São Paulo FC que está sempre associado à idéia de ser a maior potência do futebol brasileiro e paulista começou 2009 em baixa velocidade. Foram tropeços bobos no Campeonato Paulista, culminando na eliminação nas semifinais para seu rival (que alguns chamam de co-irmão), Corinthians.

Não bastasse um início instável, a equipe não convencia na Libertadores da América e, graças ao caso da Gripe Suína (la influenza A), se classificou às quartas-de-final após desistência dos mexicanos do Chivas Guadalajara. À espera dos mineiros do Cruzeiro, o SPFC teve tempo pra se preparar. Buscar corrigir seus problemas e recuperar o futebol de suas principais peças contratadas no início do ano ou as de grande destaque no último brasileiro pela equipe: Hernanes, Jorge Wagner, Washington, etc.

Treinos e mais treinos, alguns poucos jogos no torneio nacional antecedendo o duelo brasileiro na Libertadores que serviriam pra dar ritmo à equipe, e de nada adiantou, ao que pareceu!

Porém, neste meio tempo, o SPFC anunciou a contratação de uma jovem promessa do Coritiba, Marlos. Um meio campista de habilidade e velocidade que procura abrir o jogo pelas pontas mas que tem boa presença no setor central do ataque. A princípio, uma faísca de esperança, a princípio...

Neste domingo, após deixá-lo no banco no jogo de ida do continental, Muricy resolveu escalar o garoto dentre os titulares, no lugar de Hernanes (como eu, e muitos outros, sugeriam antes de quarta mesmo). Além disto, colocou Junior Cesar na vaga de Jorge Wagner. As mudanças surtiram um efeito positivo que chegou a surpreender a todos, ainda bem! Já era hora!

Um futebol vistoso, imponente e corajoso, como há tempos não víamos em jogos do SPFC. O jovem meia (sim, agora temos um meia) deu mais mobilidade ao time tricolor e assim ajudou o Tricolor à construir sua vitória frente os mineiros. A partir de não ter tido participação nas jogadas do primeiro e do terceiro gol (3x0), Marlos foi quem encabeçou a jogada (bela jogada) do segundo gol. Após receber bola no meio de campo, de costas para o zagueiro, o meia ajeitou a pelota com o calcanhar em uma espécie de drible-da-vaca, se antecipou ao zagueiro na corrida, dominou-a e esperou que Zé Luis se aproximasse para dar um "totó" (como ele mesmo disse) de leve, enganando o marcador. Zé Luis olhou pra pequena área e cruzou baixo pra Borges empurrar para a rede. Após semana de polêmica, o camisa 17 comemorou o gol com muita energia e explosão! Mostrou seu cartão de visitas como quem diz: "eu represento na hora H". Os outros dois gols foram de Washington (primeiro) após trombar com zagueiros e cabecear pra rede (sem olhar pro gol) e de Dagoberto que correu, dominou a bola e chutou cruzado após bela reposição de Denis (goleiraço!). Detalhe, Dagoberto estava no banco e entrou no lugar de Washington.

A zaga, apesar de uns 2 ou 3 vacilos que percebi, esteve segura na maior parte do tempo e não comprometeu. Os volantes (Jean e Eduardo Costa) mostraram, mais uma vez, força, determinação e qualidade técnica. Ou seja, um SPFC praticamente SPFC, ou melhor, jogando direitinho denovo. Os atacantes reencontrando o caminho do gol, o meio funcionando, o sistema defensivo compactado: não precisa de mais nada! Agora é manter o ritmo e rumar à melhora, até dia 17. Na Libertadores, novamente, posso dizer que se o time mantiver a pegada, tem tudo pra passarmos pelo Cruzeiro e seguirmos no caminho do Tetra. Marlos, o nome da esperança Tricolor, parece que veio pra ficar e trazer, novamente, mais alegrias pra nação Tricolor.

Nenhum comentário: