26.6.09

Mudança de Hábito

Enfim, se passa uma semana após a eliminação do SPFC da Libertadores-09 e muita coisa já aconteceu. Muricy Ramalho, após 3 anos e meio no comando do Mais Querido foi dispensado e substituído já no dia seguinte por Ricardo Gomes, mas que não comandou a equipe na derrota por 3x1 diante do Corinthians. Sem delongas sobre Muricy neste post (pois pretendo falar dele num próximo especial que prepararei em breve), agora chega o momento mais ansiado por muitos e temido por outros.

Amanhã o São Paulo tem compromisso com o Náutico em pleno Morumbi. Será o jogo de estréia do novo técnico do SPFC, que veio do Monaco, após uma campanha irregular no nacional francês, terminando em 11º lugar apenas. Porém o técnico já tem uma experiência em solos tupiniquins, tendo sido técnico tanto de Flamengo quanto Fluminense no RJ quanto do Guarani em SP, além de comandar o Figueirense e a seleção sub-23 no pré-olímpico 2003, em um fracasso, mas que não creio que possa ser atribuido apenas a ele. Faltou sorte também.

De qualquer forma, o técnico começará a partida sem Jean, e deixando a dupla de volantes com Richarlyson e Eduardo Costa, utilizando o esquema de 4-4-2, que ao contrário do que a mídia especializada vem afirmando, era um esquema que agradava a Muricy Ramalho, porém que não utilizava-o no SPFC pois enfrentou resistência no começo e o time, de fato, não rendeu e voltou ao 3-5-2. No Brasileiro do ano passado e também no Paulista deste ano, Muricy utilizou este tradicional esquema do futebol brasileiro (hoje muito usado na Europa) em algumas partidas também. O meio de campo ofensivo ficará ao encargo de Hernanes e Marlos, já a zaga será composta por Renato Silva e Jean Rolt, com Junior Cesar pela lateral esquerda e Zé Luis à direita. O ataque será formado, provavelmente, por Borges e Washington, que após polêmica, deve entrar jogando. Mas ainda sob suspeita do torcedor tricolor. Oscar pode aparecer ao longo da partida, porém o time parece ser mesmo este acima citado, com Denis no gol.

Estaremos sem Dagoberto (contundido) e André Dias (suspenso), além de Miranda (ainda com a seleção). Mas vejo que esta primeira partida não deve ser encarada como um teste pro novo treinador, e sim como um jogo de se analisar como será o comportamento, não tático, mas de atitude mesmo, do time são paulino.

Acredito que algum resultado (positivo ou negativo) só poderá ser interpretado mesmo a partir da 4ª ou 5ª partida com Ricardo Gomes no comando, além, é claro, de eventuais mudanças no plantel, caso julguem-nas necessárias. Alguns nomes me soam necessários abandonar os ares do Morumbi, porém vejamos com o tempo. Fato é que Jorge Wagner não estará em campo, nem Hugo, o que talvez indique uma possibilidade de que o técnico não vê nestes dois uma grande chance de continuidade, além de rumores envolvendo JW com o futebol no exterior, já que temos uma janela com o mercado europeu se aproximando.

Bem, amanhã é fé e força pro Tricolor!

Torçamos por uma boa partida, de preferência de um time determinado e mais alegre, mesmo que não vençamos. Cair não cairemos (duvido!). É torcer pra conseguirmos uma campanha pra Libertadores-2010, mas antes mesmo disso, uma campanha de um futebol mais bem organizado e vistoso, se possível.

Boa sorte, Ricardo Gomes!
Vamos pra cima, São Paulo FC!!
Nosso lugar é e sempre será o topo.
Obrigado pelas glórias, Muricy!

Um comentário:

Anônimo disse...

Não importa o tecnico, não importa o jogo, o que importa é apoiar o todos soberano...


vamo pra cima deles tricolor

Entrem no meu blog também
http://www.comunidadespfc.com/blog/?cat=4

novo site fresquinho sobre o tricolor