10.11.08

Vitória Suada e Aguerrida: como faz um campeão!

Primeiramente, obrigado por sua visita. Volto ao blog, para comentar a última rodada do campeonato nacional, festejar e fazer minhas “apostas” com relação ao futuro do campeonato!! Vamos lá!

Como não comemorar uma vitória suada feito a de sábado como se fosse um título? Ainda mais por se tratar de uma vitória que mantém, garante e afasta o Tricolor de todos seus adversários na luta pela taça do Brasileiro em dois pontos, ao menos.

Foi uma vitória sofrida, contra um time tradicional, rival, num clássico paulista, na casa do adversário (ex-casa Tricolor), sob forte pressão e frente uma grande necessidade (a de vencer um adversário que vinha complicando a vida de todos os que lutavam, sim, no passado, pelo caneco): a Portuguesa. Após uma partida nervosa – na qual o Tricolor abriu o placar e foi o tempo todo “perseguido”, tendo sido 5 tentos, 3 para o SPFC – o Tricolor do Morumbi garantiu sua posição como líder do campeonato e até o fim do jogo de hoje entre Palmeiras e Grêmio, esteve com uma vantagem de 4 pontos do (até então) segundo colocado. Hoje, a rodada não foi melhor apenas porque a vitória do Grêmio, fora de casa, os colocou como segundo colocados, apenas a 2 pontos do São Paulo FC, mas foi mais positiva do que se a vitória fosse alviverde. Com o fim da rodada, as esperanças gremistas mantiveram-se acesas, porém o sonho palmeirense pelo Pentacampeonato se distanciou ainda mais e, arrisco a dizer, se tornou quase impossível, muito inviável, portanto: “Tchau, Palmeiras! Até a Libertadores-09, na qual, por nós e novamente, serão eliminados!”.

O Flamengo venceu o clássico carioca frente ao Botafogo e se aproximou de Palmeiras (agora 4º colocado) e Cruzeiro (3º, após vitória contra o Fluminense). A situação da tabela não mudou muita coisa pra nós, pois ainda dependemos apenas de nós mesmos, apesar de eu estar confiante em, ao menos 1 tropeço por parte do Grêmio até o fim do campeonato. A seqüência de adversários do time gaúcho é mais simples e mais fácil do que a da equipe paulista, porém não vejo no SPFC a insegurança do começo deste ano, e, ressalto que, nos últimos anos, em todos os torneios que o Tricolor liderou por mais de 1 rodada, pelo menos, não saiu mais da ponta até conquistar o caneco. Desde 2005 (ano de conquistas), todas as vezes que o SPFC foi primeiro lugar em algum momento da competição, assim se manteve até o final.

Temos Figueirense (na zona de rebaixamento) em casa, Vasco (desesperado pra fugir do rebaixamento) fora de casa, Fluminense (mais desesperado ainda, porém o mais indigesto pra nós este ano) em casa (local onde os derrotamos por 1x0 na Libertadores; gol de Adriano) e, por fim, Goiás no Serra Dourada. Times com pretensões pequenas (se manter na Elite Nacional), porém, justamente por isso, mais perigosos que os despretensiosos adversários do Grêmio na competição.

Mas Borges voltou a marcar, está com mais 4 gols registrados nos dois últimos jogos (o último contra a Portuguesa foi conferido a ele, por parte da Comissão de Arbitragem da CBF, e não a Zé Luis) e isso é ponto importante pra equipe. A volta de Hugo – após suspensão – trás, também, além de uma boa opção pro meio campo e ataque, a volta da posse de bola nos pés tricolores e um dos jogadores que mais desarma, além dos jogadores tipicamente defensivos. Faz com que o meio de campo seja mais consistente (com Hernanes e Jean mais defensivos do que na partida contra a Portuguesa) e dá mais cadência ao setor, quando a bola está no pé. Não é um jogador único, porém adquiriu bastante importância pro time, além de ser um dos artilheiros tricolores na competição, atrás, apenas de Borges. O único problema é que André Dias (o xerifão) estará fora da próxima partida, ante o time catarinense, pois recebeu seu terceiro cartão amarelo na partida de sábado e desfalcará a equipe. De qualquer forma, temos como opção pro setor o jovem e talentoso zagueiro Aislan, o não tão confiável, mas regular Juninho e o próprio volante polivalente Zé Luis, que pode jogar mais recuado e possibilitar a entrada de Joilson na ala direita.

Temos um técnico ranzinza, por muitos odiado, por muitos mais admirado, por outros, invejado, por diversos, cobiçado. Muricy Ramalho tem a cara do Tricolor e, hoje, o SPFC tem sua cara. É chato, é persistente, teimoso, muitas vezes sistemático, mas uma coisa é fato: é eficiente. O treinador de sotaque interiorano e sem meias-palavras é inteligente, não deixa que sua importância no grupo seja maior do que a de cada jogador, porém mantém seu valor intacto e de pé. Sem dúvidas, grande parte dessa possível (creio que provável) conquista do São Paulo se deve a este sujeito, conquista esta que seria sua quarta pelo clube. Sim, Muricy conquistou o Brasileiro de 1977, ainda como jogador pelo SPFC, e agora pode conquistar seu terceiro caneco, como treinador do Time da Fé.

Confio em vitória na próxima partida e mais nada além disso. Não acredito em um tropeço agora, talvez contra um dos cariocas ou contra o time goiano, mas quando o título já estiver praticamente assegurado (contando com um possível e provável tropeço dos atuais vice-líderes). Eu sou Sempre Mais Tricolor, pois sei que o São Paulo FC não é time de tremer quando, nos momentos cruciais, está com 1 dos 5 dedos na taça. Sábado, colocamos um dedo e, a cada vitória, será mais um, até que seguremos o troféu com firmeza e possamos erguê-lo ao alto e gritar, pela sexta vez (terceira consecutiva) “é campeão!”.

Que venham os adversários, que lutem bastante, pois seu suor apenas justificará mais ainda a soberania Tricolor dentro das linhas do país do futebol.

Eu Acredito em ti
Porque eu te amo, Tricolor!

4 comentários:

Anônimo disse...

O campeonato esta sensacional, mas eu acredito piamente que se o Gremio tivesse empatado hj seriamos campeões em São Januário.


Se prepara Jezus, a taça vem contra o Fluminense, é o acerto de contas!

Davi disse...

Muito bom Brunão!!!
Espero q vc esteja realmente certo e q possamos gritar HEXACAMPEÃO no final!!!

Avante TRICOLOR!!!

Andrea Kao disse...

Ai G-zus... Depois dizem que pontos corridos não tem emoção! Não sei se meu coração aguenta... Tem que aguentar. O grito tá meio preso na garganta ainda, não consigo ser tão confiante como alguns, tb não sou pessmista!

Tenho um certo 'medo'... pq foi muito triste aquela balde de água no Maracanã este ano! É um 'medo' de que todo cuidado é pouco. Ainda mais agora...

Tomara que a profecia de que qdo chegamos não saímos mais da ponta se concretize e todo possamos gritar bem alto que AQUI É SÃO PAULO!

Unknown disse...

Grande e abençoado colunista!

Mais uma vez me curvo e concordo com suas análises.

Só o SP tira o título do SP agora, não?

Ah, e que sorte tem esse Muricy...hjahsehuasaseu

Abraços

Xapolin