17.2.09

Enfim, Libertadores!

São pouco mais de 24 horas que separam o passado trágico da eliminação ante o time tricolor das Laranjeiras do Rio de Janeiro, de uma nova escrita e destino que o Tricolor do Morumbi terá pela frente neste 2009. Em breve, o São Paulo Futebol Clube entrará em campo, em sua 14ª participação no mais importante torneio continental da América, pela sua sexta vez seguida, diante de um adversário pouco expressivo: o Deportivo Independiente Medellín. Adversário, este, que eliminou em uma goleada fatal, por 4x0, o Peñarol, tri-campeão continental e mundial, do Uruguai.

A ansiedade vai aumentando ao passar das horas e é difícil pensar em qualquer outra coisa que não a partida das 22h de 18 de fevereiro. São muitas possibilidades de rumo e muitas variáveis, incluindo a escalação da equipe, mas tenho uma preferência quanto a isto. Por mim, colocaria o time para jogar no 3-5-2, sistema de jogo já habituado ao torcedor, ao técnico e aos jogadores, e no qual o time melhor apresenta seu futebol (com excessões de algumas partidas). Meu selecionado seria:

Rogério Ceni (contundido, em seu lugar, entra Bosco);
Renato Silva, André Dias e Miranda;
Wagner Diniz, Arouca, Hernanes, Jean e Junior Cesar;
Dagoberto e Washington.



Para mim, Borges é a melhor alternativa pro ataque caso um dos dois atacantes acima não estiver em bom dia ou forem anulados pelos adversários. Jorge Wagner e Hugo, eu coloco no banco de reservas, pois vejo que Hugo é jogador que só entra motivado se é para se reafirmar, e, no caso, em momento crítico, pode ajudar a resolver. Enquanto Jorge Wagner não é um jogador que vejo muita criatividade, portanto, por isso e por sua falta de velocidade, vejo que perde na disputa com Junior Cesar. Já Hugo, para mim, fica no banco por ser muito irregular, e Arouca, apesar de ainda não tão entrosado, é jogador de muita qualidade no passe, ótima marcação e é uma boa opção para "elemento surpresa", revezando nisso com Jean (tal como faziam Josué e Mineiro). Zé Luis é meu favorito à vaga de suplente dentre os volantes (Eduardo Costa, que vem de contusão, e Richarlyson, que não está tão mal este ano, mas é última opção para mim). Quanto à zaga, Aislan corre bem por fora, e Rodrigo é mais apropriado em caso urgente, mas é preterido a Renato Silva, em meu esquema, pois vejo em Renato um jogador mais técnico, mais rápido, mais alto e que não é cabeça-quente (ao menos, não demonstrou isso até o momento).

Bem, então é isto! Antes da partida desta quarta, pretendo, ainda, assistir à finalíssima da Libertadores-2005 (SPFC 4x0 CAP) e o jogo entre SPFC e Liverpool no Mundial. Isto é parte final do meu aquecimento pré-Libertadores 2009. Em 2008, fiz o mesmo, porém só havia assistido às finais de Mundiais 92-93. Neste ano, tenho as finais de Libertadores 92 e 93, além dos mundiais dos mesmos anos, e da Libertadores e Mundial 2005. Já assisti tudo em janeiro, faltando apenas os jogos de 2005 para terminar meu aquecimento: momento mais propício, impossível!

Força Tricolor!
Abraços, tricolores!

VAI LÁ VAI LÁ VAI LÁ
VAI LÁ DE CORAÇÃO
VAMO SÃO PAULO, VAMO SÃO PAULO!
VAMO SER CAMPEÃO!!

---

Ps.: por fim, comento SPFC 1x1 Corinthians. Um jogo sem muita importância, apesar do estardalhaço criado pelo Corinthians, apoiado pela mídia e, em alguns momentos, alimentado de forma infeliz pela diretoria Tricolor. Os fato são: o Morumbi é nosso, cheio ou vazio, é problema nosso também; um empate sem importância, em um torneio tão importante quanto; mas ainda com um ponto positivo, que foi a expulsão de dois corinthianos, sendo um deles totalmente anti-desportista em agressão ao xerifão André Dias, o ex-botafoguense, encrenqueiro e que até hoje não engoliu o Brasileiro-2007, que já é reicidente em agressões a tricolores: Túlio (enTúlio, como disse um jornalista da ESPN, se não me engano). Enfim, quem saiu perdendo foram eles, apesar de para nós ter sido um empate de gosto amargo, pois além da bola-murcha pra PM, a torcida corinthiana - que chegou entoando com paixão seus cânticos ("oh, a violência voltou!") e é orgulho (como é possível?) de uma nação de fãs do esporte (mais do que o próprio time, o Corinthians) - se deu mal e colheu os frutos que chegou plantando. As depredações no estádio e a grande confusão que criaram antes da partida acabou se voltando contra eles próprios, em atitudes da incompetente Polícia Militar paulista e, pra piorar, a Diretoria Corinthiana ainda emite notas oficiais dizendo que pretende atitudes para a interdição do Coliseu Tricolor! É brincadeira!!

2 comentários:

Rafa Monteiro disse...

Bom dia!!!

Parabéns pelo blog.

Você estaria interessado em uma troca de link ou algum tipo de parceria?? Estou querendo começar uma grande união entre os blogs tricolores...

Desculpe escrever aqui no comentário, mas não encontrei alguma forma de contato.

Grande Abraço, saudações tricolores!!!

Rafa Monteiro

http://santopauloblog@blogspot.com

Vidiball Oi! disse...

Oi! Jezus, valeu pela participação!

Quanto aos 10º do derby paulista, acho q seria mais interessante num clássico, ver o estádio dividido como acontece aqui em BH, o espetáculo fica mais bonito.

Mas não que o Tricolo seu esteja errado, é direito dele, e deve agir como acha melhor, nessa epoca de crise, os clubes estão fazen seu caixa, o São Paulo ta fazendo a sua. Então é aceita.

Quanto ao fato ocorrido do lado de fora do estádio, se vc tiver alguma matéria aí para nos passar, ficaria grato para termos uma visão de alguem que fora ao estádio e acompanhou isso tudo!

Grande Abraço Oi!