16.12.08

Tricolor, remontando sua história

Há exatamente 73 anos (1935), após muitas dificuldades, falências, dívidas e unificações, surgia na capital o primeiro clube genuinamente paulista. Clube este que se tornaria em breve no Mais Querido (durante o governo de Getúlio Vargas) pelo povo de SP: o São Paulo Futebol Clube.

Foram diversas histórias que compuseram sua formação e que o levaram à atual hegemonia no futebol brasileiro, além das consagrações internacionais mais recentes. Tudo começou com o Club Athletico Paulistano, fundado em 1900 e maior campeão estadual de futebol até o ano de 1929, ano em que abandonou o futebol devido à sua profissionalização: uma incrível soma de 11 títulos. Do Paulistano, algumas peças importantíssimas e históricas compuseram seu elenco, como o maior artilheiro dos tempos de futebol amador: Arthur Friedenreich.



Muitos de seus atletas foram responsáveis pela fundação do Tricolor Paulista, junto ao Associação Atlética das Palmeiras (AAP) (1902-1928), campeão paulista por três vezes. O AAP instalou sua sede na "Chácara da Floresta" (onde hoje está o Clube de Regatas Tietê - local da Pte das Bandeiras), mas assim como o Paulistano, não manteve as atividades com a chegada do futebol profissionalizado, e seus atletas e alguns diretores fundaram em 1930 junto a membros do Paulistano o antigo e clássico São Paulo da Floresta (nome este devido à sede estar localizada na Chácara da Floresta). O São Paulo da Floresta foi campeão paulista em 1931 e ostentava, desde então, o uniforme tradicional branco de 2 listas horizontais (vermelha emcima, preta embaixo) originadas das duas agremiações que o fundaram.

(Formação em 1933: Friedenreich, da direita pra esquerda, em pé, é o terceiro atleta)


O clube, porém, não resistiu e em 1934, após endividar-se ao adquirir o "Trocadero" (luxuoso local escolhido para ser sede, localizado atrás do Teatro Municipal de SP) e submerso em dificuldades, foi absorvido pelo Clube de Regatas Tietê. Durante o ano de 1935, o SP da Floresta disputa uma seletiva pro campeonato paulista, mas não se classifica, fechando as portas e reabrindo apenas no fim do ano por iniciativa de membros e fundadores com o nome de Club Atlético São Paulo, que posteriormente, em 16 de Dezembro do mesmo ano, mudaria para São Paulo Futebol Clube, tal como o conhecemos hoje.

O São Paulo Futebol Clube é um clube de muitas glórias e já mostra isso na contagem de seus títulos e troféus, sendo 20 taças como campeão paulista (mais o "Super Paulistão" de 2002), em apenas 73 anos de existência, além de 6 Brasileiros (iniciado em 1971), 3 Libertadores (desde 1960) e 3 Mundiais (no antigo módulo de Torneio Intercontinental entre América da Sul x Europa) - os títulos mais relevantes para o futebol atual. Além de títulos importantes à época e que hoje caem no esquecimento (como os extintos mundiais que o SPFC conquistou duas vezes).

A história não é só de sucessos e o que mostrou-nos isso é que durante os tempos da construção do Morumbi (1952-1970), o clube priorizou então somente o estádio e assim sofreu uma época de vacas magras no que concerne a títulos. Porém o tempo em que "perdeu" com a construção do grande Cícero Pompeu de Toledo (ex-presidente do clube, que faleceu antes do término das obras e, por isso, foi homenageado com seu nome cedido ao estádio), o clube resgatou suas raízes vencedoras e se tornou novamente uma das maiores potências do Brasil em apenas 7 anos (quando, em 1977 abocanhou seu primeiro Campeonato Brasileiro).



A década de 70 seria o recomeço de uma luta rumo à hegemonia, reafirmada em 1986 e em 1991 com outros 2 brasileiros, e, por fim, sacramentada em 1992 e 1993, com a dobradinha de títulos Mundiais (intercontinentais) organizada pela Toyota em Tokyo. 12 anos depois, apesar de alguns títulos paulistas (hoje já não tão relevantes), uma tríplice coroa no ano de 2005 (Paulista, Libertadores e Mundial) e mais 3 Brasileiros nos anos seguintes (2006-2008), tendo sido o primeiro time a conquistar o Brasileiro pela 5ª e 6ª vez e o único a fazer a tríade: conquistar o caneco por três vezes seguidas!

2009
está aí e promete muita coisa, especialmente pela ansiosamente aguardada Libertadores. Alguns nomes já foram contratados, uns que trazem certo impacto, outros nem tanto, mas uma coisa é certa: o Tricolor vai brigar pelo título, com ou sem o meia que tanto desejamos!


Este texto apenas pretende remontar a história do nosso amado Tricolor Paulista, por uma simples razão: relembrar, em seu aniversário, as suas origens campeãs, vencedoras, sofríveis e saudosamente orgulhosas. Pois é como entoamos juntos, ao cantar o hino nas arquibancadas imponentes do Coliseu Tricolor (o Morumbi): "AS TUAS GLÓRIAS VÊM DO PASSADO"!

Parabéns São Paulo Futebol Clube, por seus maravilhosos e vitoriosos 73 anos de existência! Parabéns por sua história grandiosa e gloriosa! Parabéns Nação São Paulina!


Parabéns São Paulo Futebol Clube, amor da minha vida!

Nenhum comentário: