29.12.08

São Paulo FC, AMOR PRA VIDA TODA!

Ah, são tão variadas as denominações e definições pra este sentimento. Amor, paixão, vício, loucura, fanatismo, obsessão, etc. Pra piorar a coisa, além dos distintos "alvos" deste sentimento, há os níveis, os graus, e muitas vezes cada "grau" define o nome do sentimento. Pode ser pela namorada ou pelo namorado, por um ou uma pretendente, pela mãe, pai, irmãos ou amigos... todos estes sentimentos dependem de afinidades, sejam consangüíneas ou afinidades de personalidade, história, gosto. Acontece que existe um alvo deste sentimento que muitas vezes é visto como menos importante (não pra quem sente) do que os outros, portanto não compreendido por quem está de fora: trata-se do amor por um time, um clube, uma equipe de futebol.

Não podemos dizer que é um "Amor Eterno", e por que não?! Pois tudo que é Eterno não tem começo nem fim, é simplesmente e não está. Não é um sentimento que foi despertado, mas sim preexiste ao sujeito que ama e continuará a existir mesmo após sua morte (ou passagem). O conceito de Eternidade é aplicado apenas a um Deus, a deuses, entidades, a tudo que não é terreno e, portanto, apenas sentido por quem acredita nisto, neste sentimento.

O sentimento por uma pessoa surge de maneira diferente. Pela mãe pode surgir devido ao afeto e aos cuidados maternais à criança, desde sua gestação até a preocupação da mãe com relação ao bem de seu (para sempre) filho. Pelo pai, relaciona-se mais à questão de ser o exemplo a ser seguido, ou pela proteção oferecida com relação às mazelas da vida. Por um irmão, é o fato de dividir os momentos mais íntimos da infância e adolescência. Por um amigo, é o fato de compartilhar as dificuldades e alegrias da descoberta da vida em sociedade e em grupos. Por uma namorada ou namorado, dá-se o sentimento a partir de afinidades: respostas a inquietações e anseios, desejos e vontades em comum. Mas, como isso surge, este sentimento por um time de futebol e por que é algo tão intenso?

Um time de futebol não tem uma ligação direta a um sujeito comum, na maioria das vezes. Não é próximo (fisicamente), não necessariamente está localizado no mesmo bairro, muito menos tem necessariamente os mesmos objetivos e origens. Mas um time de futebol vai além de qualquer afinidade, pois um time de futebol desperta o sentimento e a necessidade de se afirmar e se constituir único, de se ter uma identidade dentro de um grupo imenso, de milhões de pessoas.

Não se trata de simpatizar por uma cor ou por um tipo de música, mas de responder às aspirações enquanto alguém que busca um objetivo maior, pelo qual precisa lutar, entregar-se, fazer o melhor de si, usar do talento e da garra, para, enfim, chegar ao topo de sua própria trajetória. Não é simplesmente a questão de ser melhor do que os outros, mas de ser, sempre, melhor do que si mesmo, ou, ao menos, de buscar isto até o fim das possibilidades ou da própria vida. É estar sempre em busca da perfeição, tê-la como horizonte e não abalar-se perante as dificuldades impostas durante o trajeto. Não se entregar por saber que a entrega não traz dignidade, porém não fugir às responsabilidades de seus próprios atos.

Um time de futebol, uma agremiação esportiva, um clube representa um misto de ideais e princípios, pelos quais um indivíduo se apega tal qual à bandeira de sua comunidade e sua luta. O futebol não é apenas um esporte, mas uma expressão. Não se resume a um jogo com 22 jogadores e uma bola em campo, mas sim de 2 sentimentos constituídos no tempo se confrontando (nem sempre pacificamente) em busca de um mesmo objetivo: superar a si mesmo (consequentemente ao adversário, na maioria das vezes). São 11 jogadores de cada lado, sim, mas ao lado de cada um destes jogadores está todo um grupo de apoio que envolve desde os departamentos profissionais até o mais distante torcedor, afastado por mazelas geográficas. São duas nações em choque por sua própria soberania, não sobre o outro, mas a fim apenas de afirmar e reafirmar sua força e dignidade perante sua coletividade.

Nada, nenhum outro esporte ou fenômeno sócio-cultural atingiu as mesmas proporções e magnitudes quanto o futebol até os dias de hoje, e quando o sentimento por um clube surge, nada pode destrui-lo. É um amor que, mesmo não eterno, é para a vida toda! Mesmo que adormeça, não acaba, jamais. Basta um jogo, um momento de êxtase e, voilà!, o amor desperta e acorda mais forte do que nunca, como um dragão que acorda para proteger seu reino e seu rei.

Amor eterno? Não, amor pra vida toda!

---

Eu te amo, Tricolor!
Feliz 2009 a todos.

6 comentários:

Anônimo disse...

'um amor pra recomeçar' - manja esse filme mamão-com-açucar? hehehe

a gente tenta explicar racionalmente essa relação com nosso time, mas não dá. é sempre irracional.

Davi disse...

Kra!!!Muito bom!!!
Assino embaixo!!!
F**a!!!

Cá Minervino disse...

Só posso engrossa o coro:
"Amor pra vida toda!!"

Adorei bru! Mto show seu textoO!
Feliz 2009!!

Gnde bjuuu

Vidiball Oi! disse...

Não tenho um amor pelo SPFC mas, o respeito rss.

Agora realmente é interessante o amor q temos por nossos clubes, não conseguimos explicar isso, msmo que tentamos, não há possibilidade, já trocamos saídas com nossas namoradas a que juramos amor, por um jogo no domingo, na frente dela juramos amor, e no estadio juramos amor, sei que o amor pelo clube, esse de verdade eh eterno, e a paixão tb, vc o ama e eh apaixonado, como explicar isso... Eu de fato não faço ideia, existem livros que ajudam a entender do que vcs e eu estão falando, gostaria de divulgar 1 q eu acabei de ler, Futebol, cultura e Sociedade, organizado por Jocimar Daolio, é maravilhoso!

Grande abraço, blog add como nossos parceiros!

Oi!

Anônimo disse...

O São Paulo está presente em todos os dias da minha vida. Da hora que eu acordo, até a hora que vou dormir. *_____________*

Hércules disse...

Camarada sou do cerveboliticose devo admitir que vc é um apaixonado pelo seu clube.Mais vc não levam esse ano, o cruzeiro vai papa essa e vcs serão obrigados a ficar mais um ano na fila...