20.5.08

Duelo de Tricolores

O momento se aproxima e o coração acelera ao imaginar como será a partida. No primeiro encontro de Tricolores em jogos de mata-mata (São Paulo x Grêmio), nosso saudoso São Paulo infelizmente levou a pior. Infelizmente em dobro, pois começamos os duelos em nossa arena, o Morumbi, e obtivemos uma vantagem de apenas 1 gol (SPFC 1x0 Grêmio) e, ao chegar na casa adversária, levamos a pior em placar de 2x0 para os donos da casa. Ou seja, tivemos uma ilusão de que tínhamos uma boa vantagem após a primeira partida e depois, além da eliminação precoce (oitavas-de-final), vimos o Tricolor Paulista ser dominado pelo Gaúcho, acarretando em dois gols do adversário que deram um terrível gosto amargo na boca de qualquer são-paulino.

É bem verdade que a fase era diferente, mas o adversário também era um Tricolor, tal como agora encararemos o Fluminense. Porém, mesmo diante destas adversidades que não significam nada para quem é mais cético e não acredita em superstições ou em tabus, estou confiante na classificação. E por quê? O que me leva a crer que o SPFC tem grandes chances de continuar firme e forte para repetir esta bela cena:

Pois bem, na primeira partida vi um São Paulo que há um bom tempo eu não via em campo. Não apenas pela vitória, que não é tão rara assim, mas por ter visto um futebol mais vistoso. Bonito? Não, longe disso, porém vistoso no sentido de dar gosto de ver. Me fez lembrar do SPFC de 2006 e 2005, se não no aspecto técnico e individual, mas na força coletiva da equipe, principalmente no que concerne à tática adotada pela equipe. Na ocasião, o "professor" Muricy organizou o time com o seguinte escrete: Rogério Ceni, defendendo a meta; os zagueiros, sempre seguros, Miranda e Alex Silva; nas laterais, Jancarlos (ou Jeancarlos?) e o coringa Richarlyson; na meia, os volantes Fábio Santos e Zé Luís cobrindo a saída mais avançada de Hernanes, pela direita, e Hugo, pela esquerda; e no ataque, Dagoberto e Adriano, o Imperador.

Como fatores contra, tínhamos a habilidade do meia Thiago Neves e a perigosa formação de ataque com Dodô (ex-SPFC) e Washington. Como fatores favoráveis, a eficiência de Adriano em encaçapar, a eficiência defensiva de nossos volantes e zagueiros, além da experiência em Libertadores de nosso arqueiro, Rogério Ceni. E graças à obediência tática de nosso elenco para com o que Muricy pediu, vimos um jogo em que o São Paulo não deu chances (na maior parte do tempo) para o arsenal ofensivo do Fluminsense. Com Hugo ajudando muito na marcação, combatendo e auxiliando Dagoberto na armação de jogadas de contra-ataque nas poucas vezes que o SPFC esteve mais recuado na partida. Adriano voltando pra buscar o jogo, sem ser acionado o tempo todo, diferentemente de como o time vinha jogando há alguns meses, apenas na base do lançamento em longa distância ou dos cruzamentos de Jorge Wagner na área. Infelizmente, nosso polivalente e, usualmente, guerreiro Hernanes não esteve em um bom dia, se estivesse, teríamos massacrado mais ainda o Tricolor das Laranjeiras.

De qualquer forma, pudemos contar com a segurança de Richarlyson que arriscou alguns lances de efeito, em bons momentos (e em alguns momentos desnecessários, mas que não comprometeram), e ajudou muito defensivamente, anulando e jogando nas costas do lateral-direito Gabriel (ex-SPFC), além de ter encarnado um espírito necessário de Libertadores, nítido em lance que disputou, duas vezes seguidas em cabeçadas, bolas pelo alto e não hesitou em se arremeçar pra jogar a bola pra fora e depois pedir o apoio da torcida que, diga-se de passagem, infelizmente não costuma aplaudir o jogador. A forte marcação de Fábio Santos em cima do meia Thiago Neves e de Zé Luís, antecipando as bolas que poderiam chegar a Dodô e Washington. Um bom apoio ofensivo por parte de Jancarlos, munindo o meio-de-campo são-paulino e auxiliando a defesa quando necessário.

Sem falar dos pouco exigidos Miranda e Alex Silva, que sempre confiantes e com muita moral, foram à frente também tentar anotar gols pelo SPFC - Miranda bem que anotou, porém em posição irregular, corretamente anulado o gol, que saiu nos minutos iniciais da partida. Rogério Ceni mais assistiu à partida e apenas levou uns dois sustos, mas nada que fizessem com que nosso guarda-metas precisasse brilhar. Diferentemente do goleiro carioca, que teve de fazer difíceis defesas para segurar o ataque do Tricolor Paulista, mas que em um momento único na partida falhou, ao não segurar bola cruzada de Dagoberto (que raramente chuta a gol) e espalmar para dentro da área, na direção que vinha o Imperador Adriano, que não perdoa e enfiou a bola pra dentro das redes.

A entrada de Conca no meio-de-campo fluminense deu mais qualidade de passe e velocidade à equipe carioca, mas nada que fizesse o jogo são-paulino cair de produção. O início da segunda etapa também mostrou que a tática defensiva do São Paulo estava bem afiada e organizada, pois houve um momento da partida em que o Fluminense trocou e tocou bola sem saber o que fazer com ela, resultando, em vários instantes, em laterais para o São Paulo gratuitamente cedidas após passes errados.

Amanhã, o jogo é no Maracanã, palco da recente eliminação do Flamengo para o América-MEX e da clássica derrota tupiniquim para nossos vizinhos uruguaios, na Copa de 50, no episódio que ficou conhecido como o Maracanazo. Nossa vantagem, é certo, é pequena, mas basta marcarmos um gol que complicaremos, de vez, a vida do Tricolor das Laranjeiras. Assim, alcançaremos nossa 9ª semifinal no torneio mais importante das Américas, em nossa 13ª terceira participação. Não é coisa para qualquer equipe e, vale lembrar que, o Fluminense está apenas em sua 3ª participação na Copa Libertadores!

Confio em uma boa apresentação do Mais Querido, e, escrevam: passando pelo Fluminense agora nas semifinais, o SPFC chega, no mínimo, à final, e, lá, sabemos da força do Tricolor Paulista! Das 6 vezes que o SPFC chegou à final, venceu três. E desta vez, acredito, e muito, que vamos pra Tokyo, diferentemente de meus sentimentos em 2007.

Sinceramente, o único time que vejo capaz de tirar o São Paulo desta disputa são nossos outros vizinhos, os argentinos do Boca Juniors, que é outra equipe que, tal como o SPFC, cresce em fases decisivas e tem muita tradição em torneios internacionais.

Eu acredito!! E você?


















(imagem retirada de: Blog do Alvico)

4 comentários:

Anônimo disse...

Olha Vou te Flar desde o fim do jogo de quarta estou ansioso por este jogão, creio que nos classificaremos mais será uma partida emocionante e como eu sitei no GDM acho melhor cada são paulino reservar o seu Desfibrilador ou Desfilibrador enfim porq será um jogão de teste pra cardiaco mais creio q o Nosso Maior do Mundo irá passar será dificil mais estaremos nas semis, e parabéns pelo Blog Jezus...

A L V I C O disse...

E o cora�o j� dispada!
Rumo ao maraca, sairemos vencedores!!!

Belo blog meu caro amigo.
Parab�ns por exaltar tal amor.

Anônimo disse...

Como escreve bonito esse rapaz em, fala sério, impressionante como um cara tão novo, manja tanto da história do tricolor, parabens irmão

Anônimo disse...

Disse tudo e mais um pouco...

Desde quando vi que enfrentariamos o Fluminense, lembrei do jogo do ano passado contra o Grêmio..Até os primeiros minutos do jogo parecia que viveriamos o mesmo filme, até o nosso querido Tricolor mostrar que esse ano não, esse ano o filme será outro...

Parabéns Brow, ótimo texto, e Vamo lá, Rumo ao Tetra....