22.1.09

Meus sinceros parabéns, e agradecimentos!

Ah, se fosse possível contar suas glórias! Se fosse possível mensurar sua importância! Se fosse possível roubar "DNA de caráter"! Se fosse possível descobrir de onde vem sua liderança! Se fosse possível; todas as equipes "fabricariam seus Rogérios Cenis"!!

Não, não é diferenciado por fazer gols! Digo, isso também, é óbvio! Saber bater faltas e pênaltis com tamanha qualidade não é comum pra muitos jogadores de linha (especialmente zagueiros) o que dirá pra goleiros. Mas não é só isso e nem sequer é isso que o torna único.

Rogério Ceni é único pois tem identidade, pois tem garra, pois tem força, técnica, faro e, acima de tudo, tem paixão! Sim, possui todas estas características como goleiro, como atleta, como torcedor e como pessoa. É um exemplo desde o momento em que se porta como um trabalhador comum, do tipo que chega cedo no trabalho para preparar-se bem para suas atividades rotineiras. É acolhedor com seus companheiros, sejam novos ou antigos, não abandona o barco nas dificuldades e é o primeiro a dar a cara ao tapa na hora dos erros.

Sim, possui orgulho (muitas vezes visto como soberba e arrogância), mas porque é um dos poucos que não se entrega e tem uma trajetória tão vitoriosa que mesmo clubes e entidades inteiros não possuem. Mas tal orgulho não ofusca de suas vistas a valorização dos outros. Rogério Ceni sabe admitir que existem demais pessoas e grupos que se esforçam e possuem méritos para suas conquistas. Depois de cada derrota, sabe reerguer-se, e isto é porque, mesmo tendo orgulho, é humilde para reconhecer que caiu e que precisa se levantar e lutar denovo.

Não me parece necessário ressaltar suas vitórias em campo, torneios conquistados, números de partidas feitas por este clube (o segundo de sua carreira, por mais de 18 anos já) e nem sequer o número de gols (maior recordista mundial entre goleiros). Parece-me muito mais importante ressaltar sua identificação com o clube, com a história da equipe, com o sentimento do torcedor e com a importância deste time para o esporte e futebol brasileiro.

Hoje esta fera, este craque, ou melhor dizendo, esta entidade viva do futebol brasileiro (e em atividade) completa 36 anos! São 36 anos e 18 sob a meta Tricolor!! 18 anos como atleta do São Paulo Futebol Clube, sendo há 11 anos titular absoluto.

Esta é minha pequena, singela, humilde e sincera homenagem ao nosso capitão, um dos maiores ídolos da história do São Paulo Futebol Clube e, por que não arriscar?, do futebol brasileiro.

Parabéns, e obrigado, Rogério Ceni!
Hoje a festa é sua. O Morumbi, sua casa, é todo seu!!
Parabéns, futuro presidente!



De um são paulino apaixonado por esta história, este clube!
Bruno "Jezus".

Nenhum comentário: