13.1.09

Chega de Férias!

Enfim, o ano de 2009 começou de fato para nosso amado Tricolor Paulista!

Foram pouco mais de 30 dias de férias e festa pelo Hexa conquistado em 7 de dezembro até ontem, dia 12 de janeiro, reapresentação do elenco e apresentação oficial dos novos contratados. Contratações, aliás, muito bem feitas no meu modo de ver: começando pela base do time que há 5 anos (desde 2004) mantém a estrutura do time na zaga e sistema defensivo compacto e eficiente. Apenas Renato Silva foi contratado para o setor de zaga, mas vem mais para completar a lista de zagueiros de alto nível que o Tricolor possui: André Dias, Miranda, Anderson e Aislan. Rodrigo ainda não acertou sua definição devidos a impasses com sua equipe na Ucrania que não quer liberá-lo para empréstimo novamente, sequer por 6 meses. Assim sendo, o SPFC passa a ter, com certeza, 5 jogadores para o setor defensivo. Anderson demonstrou interesse em sair, mas agora pretende permanecer em razão da eminente saída de Rodrigo, o que lhe daria mais espaço no time titular e, penso eu, será muito bom, pois gosto mais de seu futebol ao futebol de Rodrigo.

Para as laterais, dois reforços: Wagner Diniz, que foi um dos poucos destaques positivos na péssima campanha do Vasco no Brasileiro-2008 (rebaixado) e Junior Cesar, destaque do time tricolor carioca, o Fluminense, durante toda temporada passada, inclusive na eliminação do time paulista da Libertadores. São jogadores de velocidade e qualidade de passe e cruzamento. Talvez não tão marcadores como o SPFC preza nos dias de hoje, mas com muita qualidade ofensiva, coisa que, para ambos os lados do campo, as laterais têm sofrido grande carência nos dois últimos anos.

O setor mais complicado para o SPFC na temporada 2008 foi o meio-campo, isso desde 2007 (em razão da saída de Danilo para o futebol japonês), mas mais intensificado no último ano - tendo sido utilizado o velho "chuveirinho" durante todo primeiro semestre, enquanto Adriano compôs o elenco. Para buscar um camisa 10, a torcida implorou, o técnico pediu, o goleiro-capitão e ídolo reforçou o coro, mas a diretoria não contratou ninguém assim, até também devido à dificuldade de encontrar tal jogador. Por fim, a cúpula tricolor trouxe Arouca, mais um reforço do Fluminense. Arouca é volante, mas tem ótima qualidade no passe, bom chute, e é um ótimo marcador. Não vejo que seja tão bom jogador quanto Hernanes (mesma posição), mas muito bom mesmo. Porém, sua vinda possibilitará que Hernanes jogue em sua posição de origem (meia) e, assim, desenvolva todo seu futebol ofensivo com mais liberdade do que em 2008, e, desta vez, com o privilégio de vestir o manto-sagrado enumerado com a 10 - imortalizada por Raí e Pedro Rocha. Acredito que Jean continuará como titular na posição de volante, ao lado de Arouca, enquanto o recém-contratado Eduardo Costa (vindo do Grêmio, sem atuar desde julho) deve ir para o banco de reserva, como opção importante para o setor.

O último reforço do SPFC para 2009 ao qual me refiro agora é no setor de ataque: trata-se de Washington, vindo do Fluminense. Em 2008 fez brilhante campanha, chegando ao lado de Junior Cesar e Arouca às finais da Libertadores contra a LDU (vice-campeã do Mundo em dezembro), mesmo tendo perdido um penalti na decisão final da partida. Foi o maior responsável pela eliminação do Tricolor, com um gol de cabeça aos 46 minutos do segundo tempo, em um Maracanã lotado, e, agora, deve ter uma passagem mais brilhante ainda pelo SPFC, já que o elenco parece ser uma mescla do melhor que o SPFC teve no ano passado, com o melhor do Fluminense: ou seja, o melhor brasileiro da Libertadores e o melhor time do Brasileiro.

O ano começou oficialmente ontem, o campeonato Paulista é só na semana que vem, a Libertadores está mais longe ainda, mas a ansiedade é grande, também por conta de outra novidade da equipe do marketing do Tricolor: a camisa "limpa". Sem patrocinador definido, o SPFC iniciará o Paulista de camisa limpa, sem nenhum logo além do próprio e o da RBK (fornecedora de material esportivo). Assim sendo, para ajudar a cobrir essa lacuna financeira do primeiro ou até segundo mês de 2009, a diretoria colocará à venda os novos modelos de camisa do SPFC, e sem patrocínio nenhum: algo desejado por torcedores mais saudosistas (eu, por exemplo) e que terá o escudo e faixas tricolores mais centralizadas, próximas ao peitoral, não tão baixas como de costume devido ao patrocinador.

Aguardo, portanto, ansioso o começo dos campeonatos, apenas torcendo pelo Tricolorzinho que vem fazendo bonito seu papel na Copinha (Copa SP de Futebol Junior). Já foram 2 goleadas (5x0 e 10x0) e mais uma vitória simples (1x0) que nos colocou na segunda-fase do torneio (os mata-matas). O próximo jogo é quinta-feira agora, as 20h50. O importante é torcer, tanto pelo caneco, quanto pela revelação de novos jogadores promissores, ou mesmo futuros craques: destaco Oscar, meia de ótima qualidade, camisa 10 do juniores; Wellington, volante com bastante chegada (de elemento surpresa) na frente; Bruno Formigonne, volante de contenção e capitão da equipe; e, por fim, Henrique, artilheiro do torneio até então, com 6 gols, faro de gol, força e muita qualidade com a bola nos pés. Ou seja, vejo que o futuro Tricolor trará bons frutos ao torcedor (e aos cofres do clube também).

Um abraço a todos e obrigado pela leitura (extensa!! rs).


Minhas escalações-ideais para 2009 (por setores):

3-5-2

Rogério Ceni; Miranda, André Dias e Anderson; Junior Cesar, Jean, Hernanes, Arouca e Wagner Diniz; Borges e Washington
4-3-3
Rogério Ceni; Junior Cesar, Miranda, André Dias e Wagner Diniz; Jean, Hernanes e Arouca; Dagoberto, Borges e Washington.
4-2-2
Rogério Ceni; Junior Cesar, Miranda, André Dias e Wagner Diniz; Jean, Jorge Wagner, Hernanes e Arouca; Borges (Dagoberto) e Washington.


A numeração do São Paulo para 2009:

1 - Rogério Ceni
2 - Wagner Diniz
3 - André Dias
5 - Miranda
6 - Junior Cesar
7 - Jorge Wagner
8 - Eduardo Costa
9 - Washington
10 - Hernanes
11 - Arouca
12 - Joilson
13 - Anderson
14 - Renato Silva
15 - Jean
17 - Borges
18 - Hugo
19 - André Lima
20 - Richarlyson
22 - Bosco
23 - Zé Luis
24 - Fabiano
25 - Dagoberto
30 - Oscar
31 - Aislan
34 - Bruno

3 comentários:

A L V I C O disse...

camisa LIMPA nem é questão de 'saudosismo', mas de independencia e até estética...

mas sabemos que as questão financeira não se sustenta sem esses sangues sugas...

infelizmente!

Davi disse...

Força TRICOLOR!!! \m/

Anônimo disse...

Nossa, estou super ansiosa para o campeonato começar!! Estou satisfeita com as contratações e muito otimista com a conquista de títulos!! =]